quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Adeus, Lenin!

1. Sinopse narrativa:

Adeus, Lenin! conta a história de uma família que vive durante a queda do muro de Berlim, na Alemanha. Alex é um filho dedicado que tem sua mãe em coma quando o muro cai. Ela acorda depois de oito meses muito debilitada, sem poder sofrer fortes emoções. Desesperado e criativo, Alex faz de tudo para esconder a nova situação do país à mãe.

2. Contexto de produção do filme:

O diretor comentou em uma entrevista que se fascinou com a história; a combinação de humor, drama e história mundial, principalmente Alemã. Wolfgang Becker optou por um ator da Alemanha Oriental, devido ao sotaque diferente, muito típico, que pode ser percebido. Para algumas cenas, quase todos os dias aconteciam imprevistos, como chuvas e quedas de aparalhagem.

3. Desenvolvimento da narrativa:

No filme, o ano é 1989 e o muro que divide Berlim em duas está prestes a cair. O Muro de Berlim foi uma realidade e um símbolo da divisão da Alemanha em duas entidades estatais, a República Federal da Alemanha (RFA) e a República Democrática Alemã (RDA). Este muro, além de dividir a cidade de Berlim ao meio, simbolizava a divisão do mundo em dois blocos ou partes: Berlim Ocidental (RFA), que era constituído pelos países capitalistas encabeçados pelos Estados Unidos da América; e Berlim Oriental (RDA), constituído pelos países socialistas simpatizantes do regime soviético.

A Alemanha Oriental vive dias de profunda mudança. Para uns, tudo caminha da maneira certa, para outros nada de bom está por vir. Neste ambiente de surpresas e inseguranças vive uma família que sente de forma bastante intensa todos os acontecimentos. Alex Kerner (Daniel Brühl) não tem grandes opiniões formadas sobre o momento histórico que pouco parece representar para si, mas vê a sua vida alterar-se devido ao incidente ocorrido com a sua mãe (Katrin Sass), uma entusiasta do regime comunista que - ao testemunhar a prisão de Alex em uma manifestação pró-abertura - sofre um ataque cardíaco e entra em coma.

O Muro de Berlim caiu no dia 9 de Novembro de 1989, ato inicial da reunificação das duas Alemanhas que formaram finalmente a República Federal da Alemanha, acabando também a divisão do mundo em dois blocos. Muitos apontam este momento também como o fim da Guerra Fria.

Quando Christine acorda oito meses depois, o médico revela à família que seu coração está fragilizado e que qualquer choque será fatal. A mãe de Alex recupera-se, mas o muro de Berlim já havia caído e a Alemanha se unificara com a derrocada do socialismo na Alemanha. Então, como explicar à mãe que o muro de Berlim caiu enquanto ela convalescia e que as duas Alemanhas foram unificadas sob um governo capitalista?

A solução encontrada por Alex é aparentemente simples: Manter, pelo menos dentro do apartamento da família, a Alemanha Oriental viva. Nesse contexto, Alex tenta de todas as maneiras, no início do retorno de sua mãe à realidade, não mostrar a nova Alemanha: em adaptação ao capitalismo, mostrado muito bem no filme, com o exemplo dos caminhões e propagandas da marca mundial, a Coca-Cola. Com um toque de humor misturado com drama o filme consegue, muito bem, mostrar a situação de mudança de rumo de um país que adotou uma nova forma de governo.

Obs: Outro filme que se passa um pouco antes da queda do muro é: “O que fazer em caso de incêndio?”

4. Comentário pessoal:

Para quem não tem muita noção de história, o filme também vale a pena, pois o que move a trama é o relacionamento de personagens muito bem construídos e interpretados, o amor de um filho por sua mãe, qualquer platéia no mundo poderá se identificar. Mas juntamente com o contexto histórico, o filme se torna mais interessante e até mais cômico. Um filme que entrou na lista dos favoritos por ser original e divertido; consegue misturar drama e comédia sem perder o ritmo.

5. Ficha Técnica:

Adeus Lenin! (Good Bye, Lenin!, 2003)
Direção: Wolfgang Becker
Roteiro: Wolfgang Becker, Bernd Lichtenberg
Gênero: Drama/Comédia
Origem: Alemanha
Duração: 121 min / Argentina:112 min

(Resenha produzida para Análise de Filme, Análise de Sociedade - segundo semestre 2007, primeiro ano de faculdade)

2 comentários:

Unknown disse...

Muiiito bom,me ajudou no trab de escola :}

Unknown disse...

Crtl c + Crtl v...
de PepoLindon